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Setsubun 節分


3 de fevereiro dia do Setsubun, que significa dia da divisão das estações, e no caso seria o dia que antecede a primavera.
Como primavera agora?
A primavera inicia-se em março, mas há uma explicação. Esta data obedece a um antigo calendário lunar japonês que foi usado até 1873, importado da China, associado então ao ano novo chinês.
No antigo calendário japonês, o primeiro dia de cada estação primavera, verão, outono e inverno eram chamados de "risshun", "rikka", "risshuu" e "Ritto", respectivamente, e um dia antes de cada época denominado "Setsubun".
Gradualmente, a palavra Setsubun passou a significar apenas o dia que antecede a primavera. A primavera foi considerada como o início de um Ano Novo, e depois se tornou fixo em 3 de fevereiro (ou 4). Muitas comemorações são feitas, de formas diferentes nas regiões do Japão, mas não é feriado nacional.
O Setsubun é uma data de purificação, obecedendo a um ritual de limpeza, que envolve grãos de soja torrada e máscara do demônio.
Desde os anos 794 até 1185, fazia-se a celebração denominada tsuína, que tinha a finalidade de afastar os maus espíritos, no início da primavera, que traziam desgraça e doença.
Tinham também, o costume de queimar sardinhas secas, madeiras, pois acreditavam que o forte cheiro da queima e acrescentando barulho de tambores afugentavam os maus espíritos.
Hoje em dia, apenas são usados enfeites com folhas de azevinho e sardinhas secas em algumas casas.
A tradição é baseada em uma lenda em que um monge, na era Heian, disse ter atirado grãos assados a um demônio, espantando-o.
Os japoneses, muito superticiosos, costumam, um dia antes da entrada da primavera, jogar grãos de soja torrada, ao redor das casas, templos e santuários.
Um ritual para limpar o mal do ano anterior e afastar os maus espíritos que tragam má sorte e doenças.
Os grãos de soja devem ser lançados para fora, através da janela ou porta.
Outra forma é lançar os grãos a um membro da família que nasceu no ano do zodíaco chinês - este é o ano do coelho - vestido com a máscara do diabo, ou o chefe da família.
Ao arremessar esses grãos gritam: “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” , em português: ”Fora demônios! Felicidade no lar!”
Há quem escrevam nos grãos, dois kanjis com as palavras ma, que quer dizer demônio e me, que quer dizer extermínio.
Depois de espantar o diabo, é hora de atrair a sorte e comer o número de grãos de sua idade, que é uma garantia de longevidade. Dizem até que comem um a mais para garantir um ano de felicidade.
O ehou-maki(em direção à sorte) também obedece a um ritual:
. deve conter sete ingredientes, sete é o número da sorte
. Não deve ser cortado, pois corta a sorte
. Você tem que comê-lo, obedecendo a direção sorte e desejo, que muda a cada ano!
No ano de 2016, a sorte está na direção Sul-Leste (mais em direção ao sul).
. Finalmente, você deve comer o rolo todo em silêncio total.

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